E assim vamos vivendo. E assim vamos aprendendo, é só uma questão de tempo e de querer, ou não. Nem sempre queremos aprender da forma que aprendemos, a vida nos impõe seu modo e, que jeito, aprendemos na marra.
Um ano é mais do que suficiente para mudarmos algumas concepções, corrigirmos padrões de pensamentos e melhorarmos. Em um ano muita coisa acontece, literalmente é uma vida e não há tempo para brincadeiras, pois, mais cedo ou mais tarde, as cobranças vêm. Na verdade, um fato muito parecido ou igual ao ocorrido no passado acontece e se, o "candidato" não aprendeu como agir naquela oportunidade, terá na sua porta uma segunda chance.
Não é uma questão de querer ou não, viver uma experiência semelhante àquela, ela simplesmente se apresenta e o individuo tem que reagir, tanto melhor se sua reação for mais conscienciosa, se esta lhe trouxer à tona como reagiu no passado e mudar o seu "modus operandi".
Nada, absolutamente nada, acontece por acaso. Nada vem para você se você não tiver, de alguma forma, a aprender com aquilo.
Em geral esses aprendizados são rejeitados inconsciente ou conscientemente pois eles trazem dor, sofrimento, renúncia, por isso a fuga. Justamente por isso é que eles tornam a voltar quantas vezes forem necessárias para que aprendamos a lidar.
Entendamos que a rua, o caminho estará sempre lá, a nossa espera, não importa quantos passos demos para trás ou desviemos, ele estará lá, melhor será se encararmos logo e seguirmos. Quem sabe o próximo caminho seja mais leve.